Organização e Funcionamento

O Labeur contempla uma estruturação mínima que garante funcionalidade em seus propósitos/atividades e flexibilidade para os seus integrantes, com relação aos seus compromissos profissionais. Assim sendo, tem sua atuação centrada nos GTs (Grupos de Trabalho), ou seja, grupos de pesquisadores, cuja finalidade permite o desenvolvimento de linhas específicas de pesquisa na área do desenvolvimento urbano e regional.

Atualmente, possui GTs atuando com as seguintes temáticas:
* Investigação teórica e empírica do espaço urbano;
* Investigação teórica e empírica do espaço regional;
* Planejamento urbano e regional;
* Estudo histórico-geográfico do espaço regional açoriano;

As atividades desenvolvidas no Labeur subdividem-se da seguinte forma:

Ensino e pesquisa: Atividades de apoio ao ensino acadêmico através das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação em geografia e áreas afins na UFSC. Investigação teórica da temática dos grupos e investigação empírica ligada à questão regional e urbana no Estado de Santa Catarina ou no restante do país. Estudos específicos sobre a realidade local, tais como: Estudos Açorianos, Estudos Catarinenses,  etc.;

Como suporte para estas atividades, o LABEUR dispõe de rico acervo bibliográfico (Livros /Revistas /Hemeroteca /Banco de Dissertações -Teses e Monografias, entre outros recursos impressos), que estão organizados por temas-referência e que deverão, em breve, estar sendo catalogados nas mesmas condições em que realizou o acervo do NEA – Núcleo de Estudos Asiáticos.

Eventos: Promoção e participação de reuniões de caráter científico, assim como promover e participar de reuniões plenárias para discussão e tomada de decisões sobre assuntos de interesse do grupo. Promoção de debates múltiplos sobre temas atinentes ao laboratório. Através de integrantes do LABEUR, várias edições da SEMAGeo pode ser realizadas.

Editoração: O laboratório apóia e/ou empreende publicações de relatórios, livros, folhetos, boletins e cartas. Deve, no entanto, empenhar-se também em fortalecer  Cadernos Geográficos, Revista de Geografia Econômica e Social e a coleção Livros Geográficos. Todas essas publicações têm contado, em parte, com apoio do PPGG.